Quer saber como apresentar suas ideias aos legisladores?Confira a entrevista de Julian Kronemberg ao IPG

“Tem que ter iniciativa e ir até a Casa do Povo”. Este é o conselho do petropolitano Julian Kronemberg para aquelas pessoas que tem boas ideias e projetos para a coletividade e pensam que precisam ficar esperando que o Poder Público se manifeste. Ele é um exemplo de que isto pode dar certo. Foi assim que o farmacêutico, montanhista e ambientalista conseguiu avanços na legislação ambiental ao apresentar projetos aos Legislativos Municipal, Estadual e Federal. Segundo Julian, temos que apresentar nossas ideias o mais organizado, estruturado possível para agilizar o trâmite, assim o jurídico não tem tanto trabalho. “Não precisamos esperar que o legislativo faça, se já temos todo a documentação.”

Este ano duas leis de sua iniciativa foram aprovadas: o Programa Montanha Legal, na Câmara Municipal de Petrópolis, e o Projeto de Lei 3209/2020, que criou o Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida, na Alerj.

A aprovação desta Unidade de Conservação não foi apenas uma ideia de Julian. Este projeto foi idealizado também por Bruno Eckardt e Hugo de Castro, montanhistas que tinham ideias bem parecidas. Assim se uniram, montaram o projeto e apresentaram a um deputado na ALERJ e depois de três anos conseguiram aprovação. Apesar de todo o processo ter acontecido durante a pandemia, a participação popular foi fundamental para esta aprovação. Teve campanha nas redes sociais e uma audiência pública, que é obrigatória. Mas não foi fácil. Alguns proprietários reclamaram e a área da unidade teve que diminuir para se adequar às necessidades de todos os envolvidos.

Como esta Unidade está classificada como monumento, dentro da Legislação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservaçaõ), ela pode ter visitação sem a necessidade de autorização. Assim é possível gerar renda com o ecoturismo e pesquisas. Julian também explica que esta UC possui características únicas de relevo e aspectos geográficos. Nesta região encontram-se ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, onde existem espécies criticamente em perigo de extinção e endêmicas (só existem em Petrópolis), como a planta Worsleya Raineri, conhecida como rabo de galo.

Julian Kronemberg também tem apoiado outros projetos. Por exemplo, ele foi um dos responsáveis, junto com o CEP (Centro Excursionista Petropolitano), pelo montanhismo ter sido reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis.

Então, se você tem alguma ideia ou projeto, Julian estimula a participação e dá uma dica: acesse o site legislAqui e coloque lá sua ideia.

Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida

O Monumento está sobreposto em parte pela APA Petrópolis e em seu entorno, ao sul, está a Reserva Biológica de Araras, a leste do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a nordeste o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Esta unidade é de responsabilidade do Estado, no caso Inea, e depois que for sancionada pelo governador, conforme as regras do SNUC, será escolhido um gestor e eleito um conselho que vai elaborar o plano de manejo para a área. Para saber mais sobre o projeto clique aqui.

Neste vídeo, de Felipe Lombardi, é possível conhecer a região onde está localizado o MONA.

Fotos: Hugo de Castro

Entrevista – Teresinha Almeida

Um comentário em “Quer saber como apresentar suas ideias aos legisladores?Confira a entrevista de Julian Kronemberg ao IPG

  1. Saudações e parabéns aos bravos montanhistas pelo bom combate travado e que o ar puro das montanhas sempre os encham de entusiasmo, sabedoria e coragem nas suas lutas em defesa do nosso meio ambiente e de nossa gente.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s