Dois grupos de trabalho do IPG (Instituto Philippe Guédon) já iniciaram este ano as atividades para fazer a revisão do PEP 20 (Planejamento Estratégico para Petrópolis nos próximos 20 anos). O primeiro PEP 20 foi entregue aos candidatos a Prefeito, em 2020, e como todo planejamento estratégico não é estático, precisa estar sempre atualizado, o que ficou mais urgente após às mudanças provocadas pela pandemia e pelas tragédias socioambientais ocorridas em Petrópolis.
O GT 04, de Desenvolvimento Econômico, coordenado por Cleveland Jones, Presidente do IPG, se reuniu, online, no dia 18, e o GT 05, de Meio Ambiente, administrado pelo advogado Ramiro Farjalla, se encontrou na Casa dos Conselhos, dia 28.
O GT 04 definiu alguns pontos que devem ser atualizados no diagnóstico, entre eles, propor iniciativas para retenção de renda no próprio município, a curto prazo; estimular as vocações econômicas de Petrópolis, como turismo; tecnologia; saúde hospitalar; educação Superior; comércio, moda e indústrias, e também atrair novos investimentos a longo prazo.
Já o grupo de meio ambiente fez uma releitura das propostas feitas em 2020 e os membros irão se dedicar primeiro às propostas relacionadas ao manejo dos Resíduos Sólidos em Petrópolis, ações para prevenção de riscos e formas de comunicação ambiental para a sociedade civil.
Os GTs concordam que o PEP 20 deve ser amplamente divulgado e entregue, não só para o Poder Público, mas também para todas as Instituições que representem movimentos da sociedade civil.

